Internet

As linguagens de programação mais populares

Vanessa Soares
Escrito por Vanessa Soares

Atualmente, lidamos com uma lista enorme de linguagens de programação, onde cada um atende diversas necessidades dos desenvolvedores – seja a nível profissional ou estudantil.

Diversas pessoas devem se perguntar: “qual a programação mais indicada para ser estudada?”, mas você deve se responder a essa pergunta analisando seus objetivos. A depender do que você queira, determinada programação pode ser mais indicada que outra.

Se deseja se aprofundar no ramo da programação e não sabe por onde começar, listamos para você as linguagens de programação mais populares atualmente:

Python

É muito bom para quem está começando e serve para quase tudo – além de permitir um trabalho mais rápido, integra sistemas de forma eficaz. É livre, multiplataforma e de código aberto, além de ser de alto nível. Grandes empresas – como Google e até Netflix – utilizam para tarefas críticas.

C

Criada em 1972, diversos sistemas operacionais foram programados em C e a linguagem continua sendo bastante utilizada até os dias de hoje para desenvolvimento de sistemas operacionais, jogos, aplicativos e integração com o hardware. Empresas de telecomunicação e aeroespaciais utilizam muito a ferramenta rápida e poderosa do C.

C++

É considerado a melhor linguagem de programação para desenvolvimento de softwares para desktops e jogos que exigem muito hardware. O C++ é o aprimoramento da linguagem C.

C#

Quando falando de Microsoft, o C# é a linguagem principal, desde serviços e plataformas web a dispositivos móveis que sejam Windows Phone. É também uma das linguagens mais usadas do motor gráfico de desenvolvimento de jogos Unity e programação para Windows 7, 8, 10 etc.

R

É altamente utilizada entre estatísticos e analistas de dados para desenvolvimento de softwares dessas áreas. Chega a não ser considerada uma linguagem de programação, sendo comparada a um produto estatístico especializado e esse é um tema muito discutido. 

Java

Foi criada inicialmente para o paradigma de Orientação a Objetos porém, atualmente é a linguagem de programação principal para desenvolver aplicativos para smartphones e tabletes Android, além de ser bastante utilizado em ambientes corporativos.

JavaScript

A maioria das páginas da internet utilizam um código em JavaScript. Se você deseja ser programador de Web, você deve aprender essa linguagem independente de outras que possam ser usadas no “backend”.

PHP

É a linguagem mais utilizada no backend de sites, e em grande parte devido aos gerenciadores de conteúdos mais usados – o WordPress é um deles. O PHP é uma linguagem de programação renovada que garante produtividade.

Swift

É uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Apple para o desenvolvimento de programas para iOS e Mac.

A ordem listada não está representado à ordem das mais utilizadas. Busque a linguagem de programação que mais combine com seus objetivos e corra atrás de seu sucesso no mercado!

Sobre o autor

Vanessa Soares

Vanessa Soares

Prazer, Vanessa! Tenho 17 anos. Sou estudante de Psicologia na Universidade Tiradentes – UNIT. Amo ler livros e peguei essa paixão ao ler minha primeira trilogia: Divergente. Amo assistir séries e jogar LoL nos horários vagos. Meu super-herói favorito é o Flash e estou aprendendo a tocar violão.

Deixe um Comentário

Shares
Share This