Dicas Internet

Ferramentas que todo editor de vídeo precisa conhecer

Escrito por Mateus Barboza

Quem pretende trabalhar sendo editor de vídeo precisa ter em seu leque de opções uma série de programas e ferramentas para fazer um bom trabalho de edição – afinal, não basta apenas pôr um reprodutor de vídeos.

É preciso que você conheça algumas dessas ferramentas que irão facilitar e muito o seu trabalho – como as que iremos sugerir para você no texto a seguir – o que irá complementar muito bem com o seu bom conhecimento na área.

Todas as ferramentas que iremos indicar funcionam tanto em Mac quanto em Windows e vão facilitar muito o seu trabalho no dia a dia – seja você profissional de audiovisual ou editor de vídeo.

Ficou curioso? Então continue a ler este artigo até o final e saiba mais. Essa pode ser a sua oportunidade de oferecer um bom material utilizando ferramentas que serão muito úteis. Vamos nessa?

Ferramentas para editor de vídeo: Plural Eyes

Para quem é editor de vídeo o software PluralEyes é uma verdadeira mão na roda. Tendo sido desenvolvido pela Red Giant Software, ele revolucionou o processo de edição de vídeos de eventos.

Com apenas um clique, o programa faz, em alguns segundos, o que anteriormente se levava dias para fazer.

Em resumo, ele sincroniza e organiza os vídeos e áudios gravados de diferentes câmeras ou dispositivos utilizados durante uma gravação. Outros editores conseguem apenas sincronizar partes do vídeo gravado e não assimilam as tomadas que vêm na sequência.

Assim, o que antes era feito de maneira “manual” agora pode ser feito rapidamente.

Basta apenas arrastar os arquivos para dentro do software, apertar um botão e esperar a sincronização.

Ideal para a pós-produção de vídeos de eventos, que contam com horas de filmagens de diferentes câmeras e gravadores de áudio ou qualquer tipo de gravação que tenha sido feita por vários ângulos.

Frame.io

Este site surgiu com o propósito de otimizar o processo de revisão e aprovação de vídeos, cujo destaque é a facilitação do processo colaborativo de equipes envolvidas.

O site é uma espécie de mural interativo, onde o editor de vídeo faz o upload dos vídeos que precisam ser avaliados.

Assim, o cliente pode, não apenas visualizar os vídeos no mural, mas também fazer marcações e comentários com alterações que venham a ser sgeridas.

Dentro da plataforma existem algumas ferramentas que permitem apontar ou circular no próprio vídeo exatamente o que se deseja ser alterado.

Além de acrescentar notas a um frame específico.

HandBrake

Este é um software de código aberto e multitarefa, sendo o melhor conversor gratuito de codecs para otimização web disponível no mercado, permitindo a conversão de vários tipos de codecs e muito fácil de se utilizar.

Com a disseminação de vídeos na internet, a principal utilização do HAndBrake é a conversão para formatos amigáveis para plataformas online – o h264.

Em gera, os processos de conversão de arquivos para web acabam eliminando informações e simplificam o algoritmo dos arquivos para poder compactá-los, o que acaba reduzindo a qualidade da imagem.

O HandBrake consegue fazer esse processo com melhor qualidade de imagem e menos peso que outros softwares de edição – como o Media Encoder, por exemplo.

DaVinc Resolve

Um software completo, que trabalha com edição de vídeo, áudio e cor, seu maior atrativo acaba sendo a colorização, seno a opção mais comum inclusive em produções cinematográficas para finalização de cor dos filmes.

Gratuito (em muitas funções), o software permite a edição de vídeos, com multicâmera e dinâmica, mixagem de áudio pela sua página fairlight e uma série de outras funções.

Outros

Dentre outros 2 softwares e sites que podemos citar:

  • G Suite: uma lista de ferramentas para editores de vídeo com muitas soluções ofertadas pelo Google.
  • Backups: excelente para guardar cópia em backup de todo material bruto que receber.

Além disso, podemos dizer que ter um bom hardware é essencial para que o editor de vídeos possa oferecer um bom trabalho.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Consultou na Enium Criação de Sites, administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe um Comentário

Shares
Share This