Criação de Sites Internet

O que é Front-End e Back-End?

Escrito por Mateus Barboza

Quando se fala em desenvolvimento web, e em front-end e back-end muitas pessoas se perguntam sobre as suas diferenças e sua importância para esta área nas empresas.

Apesar e suas diferenças, tanto um quanto o outro se complementam em suas funções e trazem benefícios e vantagens para a programação de sites – como vamos mostrar a seguir para você.

Aliás, neste artigo iremos definir o que é o front-end e o back-end e explicar porque há essa completude em relação aos dois tipos de serviços. Por isso, se você quer saber mais, continue lendo este artigo.

Ao final dele, você terá uma boa noção e saberá quando e como usá-los e em que situação. Vamos nessa?

O que é Front-end?

O desenvolvedor front-end é responsável por “dar vida” à interface, trabalhando com parte da aplicação que interage diretamente com o usuário. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário.

No que tange aos seus estudos, esse profissional foca principalmente em HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e JavaScript (linguagem de script e programação).

Para CSS e JavaScript há bibliotecas e frameworks que alguns profissionais se especializam, como: Angular, VueJS, Bootstrap, Sass etc.

Nos últimos anos, esta área também viu a introdução de outras linguagens e pseudo-linguagens, como o TypeScript e o CoffeScript, que podem sr utilizadas de acordo com as necessidades da aplicação.

Aqueles que se interessam por ingressar na área, podem ter um estudo complementar como teoria das cores e design gráfico que são muito úteis nesse sentido.

É comum que alguns profissionais de front-end trabalhem mas com a parte criativa e artística da aplicação.

Assim, também há aqueles que possuem um perfil mais voltado para o que falaremos a seguir, o back-end – msmo que eles atuem como front-end.

Esses profissionais possuem mais familiaridade com programação e suas nuances – o que nos leva a dizer que um tipo de perfil de profissional não necessariamente invalida outro.

Back-end

O desenvolver back-end trabalha nos “bastidores” da aplicação, como o próprio nome sugere.

Ele é o grande responsável pela implementação da regra de negócio – de uma maneira bem abrangente.

Em uma aplicação web, este profissional não entra em contato com a parte visual da aplicação.

Por lidar com a regra de negócio, às vezes um programador de sistemas ,como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end.

E, em gral, nessas aplicações, este profissional é o desenvolvedor de aplicações web.

Quando falamos de back-end em desenvolvimento web, nos deparamos com várias linguagens, como Go, Clojure, C#, PHP, Java, Python, Ruby e outras.

Cada uma possui suas vantagens e benefícios – e desvantagens. Principalmente no que se diz respeito ao uso no desenvolvimento web, assim como no mercado de trabalho.

Algumas linguagens são mais recentes e com poucos profissionais especializados no mercado – o que faz com que haja uma grande demanda por elas.

Outras, mais tradicionais, fazem parte de um mercado consolidado e possuem uma grande variedade de materiais de estudo.

Para aqueles que estão começando a se envolver nesta área de atuação, é importante começar com os mais tradicionais que oferecem um aprendizado mais amplo.

Além disso, é preciso ter conhecimentos em banco de dados para oferecer um aprendizado em back-end completo. Por exemplo: conhecimentos em MySQL, SQL Server, PostgreSQL etc.

O banco de dados é escolhido por possuir mais recursos disponíveis na linguagem que será utilizada na aplicação.

Conclusão

O desenvolvedor front-end trabalha com um foco maior na camada de interface a aplicação que está em contato direto com o usuário.

Por outro lado, o back-end é o que está por trás da aplicação, atuando no que o usuário não pode ver. O profissional deste segmento se preocupa bem mais com a persistência de dados, regras de negócio, segurança da informação, performance etc.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Consultou na Enium Criação de Sites, administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe um Comentário

Shares
Share This