Criação de Sites Internet

O que é Sitemap e para que serve?

Escrito por Mateus Barboza

O sitemap, ou “mapa do site” é uma das estratégias mais conhecidas para ajudar as técnicas de SEO do site de sua empresa a organizar melhor as páginas da sua página.

Por essa razão é que muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação à sua utilidade e se ele realmente funciona e ajuda à página da empresa – e algumas dessas dúvidas são bem recorrentes.

Por exemplo, o que é o sitemap e por que inserir esse tipo de arquivo no site? Ele interfere na indexação e no ranking? Essas são algumas das dúvidas mais comuns por quem desenvolve sites de empresas e espera bons resultados de SEO.

Por isso se você quer saber mais sobre este assunto, continue lendo o nosso artigo e saiba mais. Ao final dele responderemos alguns desses questionamentos e explicaremos porque o sitemap é tão importante, vamos nessa?

Sitemap: o que é?

O sitemap ou “mapa do site”, como é mais conhecido no Brasil, é uma lista com todas as páginas do site (URLs).

Como o próprio nome indica, é como um mapa que irá ajudar e guiar os robôs de busca, ou mesmo o usuário, a navegar e encontrar o que deseja dentro do site.

O sitemap funciona da seguinte maneira: suponha que a home page do seu site é a entrada principal de um local de compras e as categorias do site são as principais vias de acesso.

Ao entrar no local, o interessado recebe em suas mãos um mapa com as seções disponíveis e com os produtos que estão à venda.

Quanto mais profunda a seção, mas organizado deve ser o mapa para que se chegue até onde se deseja, certo?

O sitemap então funciona nesse sentido, guiando o usuário ou o robô de busca para que haja uma melhor navegação pelo site.

Porém, o usuário não lê as mesmas coisas que o robô de busca e vice-versa. Para resolver isso, foram criados dois padrões de sitemap: o sitemap.XML e o sitemap.HTML.

Sitemap.html

O sitemap.xml é voltado ao usuário comum que tem interesse em entender melhor a estrutura do site. É uma convenção criada pelos desenvolvedores de site que hoje é menos usada devido a falta de acesso por parte dos próprios usuários.

Sitemap.xml

O sitemap.xml é o arquivo voltado especialmente para o robô de busca, escrito seguindo padrões e regras, com códigos específicos para que o buscador encontre mais páginas no site.

Ele é importante, pois faz com que o robô de busca entenda melhor a estrutura do site – e quanto melhor a arquitetura, mais organizado ele será e mais fácil se tornará a navegação para que ele encontre as páginas e seções do site.

Interfere na indexação de modo positivo, assim como nas categorias de um site.

Se o site, por exemplo, possui um grande volume de páginas, categorias , subcategorias, produtos e subprodutos, o sitemap.xml é um grande facilitador para que o robô de busca encontre mais facilmente essas páginas.

Para que ele funcione melhore, é importante que o site tenha uma boa arquitetura de links internos – o eu ajuda a acelerar o processo de indexação de novas páginas.

Além disso, não interfere nas visitas do site de maneira direta; indiretamente, entretanto, ajuda, tendo em vista que se você indexa uma nova página, terá mais visitas orgânicas.

Também não interfere no ranking, mas apenas na indexação do site, embora já se tenha afirmado que existe uma espécie de bônus no ranking para quem submete o sitemap.xml a determinados buscadores.

O Google, por exemplo, deixou claro que presta atenção aos casos onde o sitemap contém URLs que retornam ao status 404 (erro).

Essas páginas fazem com que o robô de busca do Google perda um tempo desnecessário buscando por páginas redirecionadas ou páginas de erro.

Em resumo: o quanto é importante o sitemap para a indexação do site?

O sitemap.xml é muito importante para facilitar o entendimento da estrutura do site e ajuda na indexação das páginas. E, sempre que você inserir uma nova página no site, deverá também contar com o sitemap.

Vale lembrar que nem uma arquitetura bem feita garante uma indexação completa. Assim como nem um sitemap.xml perfeito garante indexação completa do site.

Mas são ferramentas complementares de uso obrigatório para que o robôo consiga compreender melhor a estrutura do site – sendo essencial para o SEO e fazendo com que o sitemap faça parte da estruturação do seu site.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Consultou na Enium Criação de Sites, administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe um Comentário

Shares
Share This