Criação de Sites Dicas

O que você precisa saber para criar um blog

Escrito por Mateus Barboza

Houve um tempo em que os blogs eram páginas simples na Internet usadas principalmente para o registro do cotidiano de pessoas que criavam um verdadeiro diário pessoal online.

Hoje em dia, porém, os blogs deixaram esse aspecto mais pessoal e se transformaram em grandes canais de comunicação. Todos os dias, milhares de pessoas acessam o conteúdo que é publicado em blogs para as mais diversas finalidades.

Da mesma forma, todos os dias, vários produtores de conteúdo criam os seus blogs com diferentes objetivos. Se você está incluído nesse grupo, mas ainda está perdido sobre o que você precisa saber para criar um blog, leia o nosso artigo a seguir.

Dicas para criar um blog

Criar um blog pode ser um processo simples para quem já está acostumado com o ambiente digital. Mas a criação de qualquer página, especialmente para quem deseja obter um retorno financeiro a partir dela, exige o mínimo de planejamento.

Os custos para manter um blog são relativamente pequenos, mas fazer um blog de sucesso exige do seu criador algum tempo e dedicação. Pensando em ajudar você nessa jornada de criar um blog que tenha sucesso a longo prazo, listamos algumas dicas que você precisa seguir.

1.Defina um tema e um público

Se você está pensando em criar um blog, provavelmente você já sabe qual tema quer tratar nele e com qual público você quer falar. Se isso ainda não está claro em seus planos, saiba que isso é fundamental para que o seu blog faça sucesso na Internet.

Isso por que páginas que costumam misturar temas muito diferentes tendem a não atingir nem um público nem outro. Além disso, cada público exige uma linguagem diferente. É preciso saber com que público você está falando para determinar como o seu conteúdo será produzido.

2.Defina os objetivos do seu blog

Agora que você já definiu um tema e um público para o seu blog, é preciso ter em mente quais são os objetivos da página.

Se o seu objetivo é criar um blog que seja uma referência para algum assunto específico, o ideal é procurar criar conteúdos mais originais. Ou seja, conteúdos que se aprofundem no tema proposto.

Porém, se o seu objetivo for, por exemplo, ser uma ferramenta de divulgação da sua empresa, você deve criar conteúdos que se relacionam com o seu produto ou serviço. Nesse caso, conteúdos que estimulem o visitante do seu blog a consumir o que você oferece para o mercado.

3.Escolha um bom nome

O nome de um blog precisa, ao mesmo tempo, chamar a atenção de um visitante que ainda não o conhece e ser fácil de memorizar. Quando você cria um nome que satisfaz essas duas condições, as chances de sucesso do seu blog aumentam muito.

O nome do seu blog precisa ser um nome que facilita que ele seja recomendado verbalmente para outras pessoas. Assim, você pode aumentar a popularidade da sua página apenas com a atitude de ter escolhido o nome certo para ela.

Uma boa dica na hora de escolher um nome é procurar por palavras que se relacionam com o tema e os objetivos da página. Preste atenção na sonoridade do nome do blog e se sua escrita é fácil e não gera dúvidas de grafia na hora de digitá-lo no navegador de Internet. Evite nomes com hífens ou acentos gráficos.

4.Escolha um bom domínio

Registrar o domínio do seu blog é uma etapa muito importante. Priorize os domínios .com ou .com.br, pois estes são os domínios mais populares.

Você pode registrar o seu domínio .com ou .com.br na Internet por valores anuais que, geralmente, custam cerca de 30 reais. Esse valor pode ser mais caro ou mais barato, dependendo da plataforma onde você está fazendo o registro.

No momento do registro do seu domínio, você poderá ver se o nome que você escolheu para o seu blog está disponível ou não. É comum que muitos domínios já estejam registrados.

Por isso, pense antecipadamente em outras opções de nome ou domínio, para o caso de o primeiro nome que você pensou já estar de posse de outro blogueiro.

5.Escolha um local para hospedar o seu blog

A nossa última dica está na necessidade de escolher uma plataforma de hospedagem para o seu blog. A Google contra com um serviço gratuito de hospedagem para blogs, o blogspot. O blogspot é um dos serviços de blogs mais populares.

Mas há outras opções disponíveis na Internet. Algumas gratuitas, outras pagas. O WordPress é outra plataforma bastante procurada por quem está pensando em criar um blog na Internet.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Consultou na Enium Criação de Sites, administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe um Comentário

Shares
Share This