Dicas Internet

Como evitar os principais motivos que causam indisponibilidade no seu site?

Escrito por Carlos da Silva

Você seguiu todas as etapas necessárias para criar um site pessoal ou profissional. Você seguiu todas as dicas, recomendações e todos os passos exigidos. Mas aí, um problema aconteceu e o endereço do seu site passou a ficar indisponível.

Especialmente se o seu objetivo com o site for criar uma vitrine virtual para o seu negócio, a indisponibilidade do site pode atrapalhar a boa imagem da sua empresa online e fazer com que você perca oportunidades de Marketing Digital.

Se o seu negócio for um comércio eletrônico, as consequências de um site fora do ar são ainda maiores. Pois um segundo de indisponibilidade de uma loja virtual pode significar a perda de uma boa venda durante aqueles minutos fora do ar.

A seguir, saiba mais sobre o que pode fazer com que um site fique fora do ar por algum tempo, e entenda sobre as opções existentes para resolver esse problema.

O que pode levar um site a ficar fora do ar

Muitos especialistas em Marketing Digital comparam a construção de um site com a construção de uma casa. Ou seja, assim como acontece na construção de uma casa, a construção de um site também exige cuidados, um bom endereço e um bom terreno para hospedá-lo.

O terreno de uma casa, no caso dessa metáfora, corresponde ao serviço de hospedagem de um site. É no servidor de hospedagem que você vai armazenar todo o material utilizado na construção do site. Por isso, um servidor indisponível pode ser o motivo que fez o seu site ficar fora do ar.

Porém, a indisponibilidade do servidor não é a única causa para que um site fique fora do ar. Vários outros fatores podem levar um site a ficar fora do ar por certo tempo. Pensando nisso, listamos as demais possibilidades a seguir, e damos dicas de como você pode fugir desses problemas.

  • Erro no direcionamento da URL do site

Se você usa algum serviço de redirecionamento de site, pode ser que essa seja a causa da indisponibilidade da sua página. O serviço de redirecionamento consiste em você registrar um domínio diferente que leva para o seu site.

Por exemplo, se o domínio do seu site é www.omeudiariodeviagens.com.br, você pode registrar outro domínio para levar ao mesmo site. Assim, se você registrar, por exemplo, www.tudosobreminhasviagens.com.br, pode determinar que o novo domínio registrado deve redirecionar o usuário para o mesmo site.

Porém, se esse redirecionamento não for construído da forma correta, isso pode fazer com que o seu site fique fora do ar. É sempre bom verificar com o desenvolvedor do seu site se as falhas no redirecionamento não estão causando a indisponibilidade do seu site.

  • Falhas de programação

Se você fez o seu site sozinho, apoiado em plataformas populares na Internet, seguindo as etapas mais básicas, provavelmente você não fez nenhuma alteração no código do site.

Porém, se você contratou um profissional desenvolvedor para fazer o seu site, provavelmente ele criou o seu site baseado em uma linguagem de programação, JavaScript ou PHP. Nesses casos, uma simples alteração no código do site, ou erros em sua programação pode levar o seu site a ficar fora do ar.

Por isso, sempre pergunte ao seu desenvolvedor se há algo de errado com o código do site que possa estar gerando a indisponibilidade da página.

  • Erros de configuração no servidor de hospedagem

Essa é outra causa bastante comum para os sites ficarem fora do ar. Isso por que não basta escolher um servidor de hospedagem. É preciso saber configurá-lo para que o seu site funcione da forma como ele deve funcionar.

Por isso, se o seu conhecimento em programação é mínimo, é importante ter ajuda de quem já tem experiência com o desenvolvimento de sites.

Outra decisão importante é verificar se o servidor de hospedagem que você escolheu oferece suporte especializado para os momentos que você precisar. Assim, quando o seu site ficar indisponível, você pode contar com uma ajuda técnica acessível.

Sobre o autor

Carlos da Silva

Deixe um Comentário

Shares
Share This